FUTSAL

Campeonato Distrital de Iniciados

2018-09-26
Campeonato Distrital de Iniciados

Toni Cunha faz balanço da pré-época

O Campeonato Distrital de Iniciados começa no primeiro fim-de-semana de Outubro, mas o Desportivo Jorge Antunes não realiza esse jogo devido ao torneio que disputará no Algarve (Memorial Luís Eduardo Patinho).
O Campeonato é dividido em duas séries, o Desportivo Jorge Antunes insere-se na Série "B" com as seguintes equipas: Grupo D. de Monsul, GCR Nun'álvares, ADC São Mateus, Contacto Futsal Clube, Associação Santo Tirso, FC Landim, AD Colégio Caldinhas, Ass. Juv. Joane e AD Fafe. O calendário já está definido:

1ª Jornada, 06/10/2018* Grupo D. de Monsul Desportivo Jorge Antunes
2ª Jornada, 11/10/2018 Desportivo Jorge Antunes AD Colégio Caldinhas
3ª Jornada, 20/10/2018 GCR Nun'álvares Desportivo Jorge Antunes
4ª Jornada, 27/10/2018 Desportivo Jorge Antunes Ass. Juv. Joane
5ª Jornada, 03/11/2018 FC Landim Desportivo Jorge Antunes
6ª Jornada, 10/11/2018 Desportivo Jorge Antunes AD Fafe
7ª Jornada, 17/11/2018 ADC São Mateus Desportivo Jorge Antunes
8ª Jornada, 24/11/2018 Desportivo Jorge Antunes Contacto Futsal Clube
9ª Jornada, 01/12/2018 Associação Santo Tirso Desportivo Jorge Antunes
*Adiada ainda sem data **As datas estão sujeitas a alterações



Toni Cunha é o treinador da equipa de iniciados para a época 2018/2019 e respondeu a algumas questões que lhe foram colocadas.



DJA:Quais foram as maiores dificuldades sentidas no processo de preparação da época 2018/2019?

Toni Cunha: As maiores dificuldades foram sem dúvida com os elementos vindos do futebol 11 e também com os que já cá estavam. Acho que houve processos que foram ultrapassados na época passada e depois isso gera uma série de dificuldades,nesta fase de evolução dos atletas e, depois, temos os que vêm do escalão inferior que têm para além de novos processos de trabalho e do próprio treino, mais complexo, têm a adaptação a bola que muda de dimensão e peso.
Estamos a ter o cuidado para que seja feito de forma a que essa adaptação seja fácil para eles e isso claro que nos atrasa um bocado, mas está tudo a correr bem.
DJA: Os escalão de iniciados do Desportivo não ganha um título desde 2011/2012. Acredita que este poderá ser o ano de viragem?
Toni Cunha: Bem a herança é pesada, 7 anos é muito tempo sem vencer, mas de uma coisa eu posso garantir essa vontade está cá e todos os dias trabalhamos nesse sentido. Eu sou daqueles que defendo que devemos formar sim, mas com espírito de vencer caso contrário eu não saberia mentalizar os miúdos para perder. Sei dizer-lhes que quando temos um resultado negativo não perdemos, mas sim que aprendemos para não voltar a errar da mesma forma.
Agora se acho que será o ano da viragem? Todos esperamos que sim.

DJA: Qual o balanço da pré-época e quais as expectativas para a época que se avizinha?

Toni Cunha: Em relação ao balanço da pré-época posso dizer que foi bom, mas eu queria que fosse melhor. Por mim treinava todos os dias. Expectativas são as melhores, mas com calma e cabeça.