FUTSAL

Redefinição de objetivos e a manutenção no Campeonato Nacional SUB-20

2019-03-15
Redefinição de objetivos e a manutenção no Campeonato Nacional SUB-20

A equipa de SUB20 já terminou a sua época 2018/2019. No início da pré-época o objetivo era claro, disputar a fase de campeão. Os pupilos orientados por Gil entraram bem na primeira volta do Campeonato Nacional, no entanto as contas complicaram-se e foi necessário redefinir o objetivo inicial.
A equipa disputara a fase de manutenção e o objetivo foi redirecionado e passou a ser, sem margem para dúvida, a manutenção na prova. O segundo objetivo foi cumprido com sucesso.

Conheça a opinião sobre a época agora terminada:

"Não foi claramente uma época positiva. A mudança de treinador principal ainda na pré-época (depois de um ciclo identitário bem assimilado pelos atletas) levou a que houvesse uma alteração brusca nos métodos de trabalho alteração essa a qual ninguém conseguiu assimilar durante a época. Facto este que levou a que a equipa não progredisse ao longo da época e muito pelo contrário fosse regredindo a olhos vistos devido a uma total incapacidade de sintonia com as "ideias" do novo treinador principal. Sendo assim a equipa não alcançou o objecivo mínimo de se apurar para a fase de apuramento de campeão, facto para o qual na minha humilde opinião possuía mais do que a mínima e necessária qualidade individual para o efeito. Os atletas foram inexcedíveis nos esforços que cometeram durante toda a época, mas sem a identidade colectiva táctica assegurada nenhum grupo de trabalho pode sobreviver devidamente. Com efeito o apuramento falhou e isso resultou na saída do treinador principal durante a fase de manutenção, quando até mesmo a própria manutenção se colocava já em risco. Com a chegada do atual treinador principal a equipa melhorou substancialmente, no que diz respeito sobretudo ao nível identitário táctico e assim a equipa logrou uma fase final da fase de manutenção onde praticou um futsal de qualidade e digno dos pergaminhos dum clube como o Desportivo Jorge Antunes. Só assim foi assegurada a manutenção e a equipa terminou a época com perspectivas de um futuro risonho para mais uma época no campeonato nacional."
Francisco Monteiro (Treinador-Adjunto)

"Tivemos um bom início na época, estávamos a cumprir o nosso objetivo, a meio da época as coisas começaram a piorar e fomos perdendo o lugar na classificação, ainda assim demos tudo, mas não conseguimos avançar para a segunda fase, ficando na fase de manutenção. Nesta fase continuamos a lutar e conseguimos manter a equipa na nacional, acabando assim a época. "
Bruno Oliveira (GR) 

"Fizemos uma grande primeira volta apenas com uma derrota e dois empates. A partir da primeira derrota a equipa não se conseguiu reerguer novamente e fizemos uma segunda volta fraca, conseguindo muito pouco pontos e não indo à segunda fase. Para a fase de manutenção tínhamos um objetivo: conseguir a manutenção, o que felizmente foi conseguido."
Vítor (GR) 

"Bem a meu ver foi uma época não muito bem conseguida colectivamente, acho que tínhamos qualidade para ir muito mais além! A nível individual foi a minha primeira época no clube e no campeonato nacional, estou muito agradecido a todos por me terem ajudado na adaptação, principalmente aos meus colegas de equipa, sendo que este é um nível mais elevado com mais exigência e vinha de um clube onde o nível competitivo era inferior. Eles foram fundamentais na minha adaptação, por isso tenho a agradecer lhes a eles e a todos os treinadores!"
Márcio

"Foi uma época que ficou um bocado à quem das expectativas pois não foi alcançado o acesso à segunda fase, sendo que isto aconteceu de forma dolorosa pois não passamos por 1 ponto. Apesar de tudo, conseguimos o objetivo mínimo que era manter o clube no nacional. A nível pessoal foi um ano de aprendizagem no qual penso que evolui e fiz grandes amizades que levarei para sempre."
Miguel Marques

"Esta época teve muitos altos e baixos. Os altos foi que conseguimos ter um plantel grande e unido e a manutenção! Os baixos foram que de 18 elementos do plantel ficamos apenas com 12 por causa de desistências e não conseguirmos ir disputar a fase campeão."
Pedro Dias

"Foi uma época que teve dois momentos distintos, uma primeira volta em que estivemos bem, mas que na segunda volta foi exatamente o contrário. Fomos a fase de manutenção e penso que merecemos continuar na nacional."
Jony

"Foi uma época com altos e baixos, falhamos o nosso objetivo principal que era a fase campeão. Tivemos uma primeira volta bastante boa onde acabamos em 1º e já na segunda volta foi o pior momento da época e onde deitamos tudo a perder"
Miguel

"De positivo, conseguimos a manutenção numa fase muito difícil da época. De negativo, falhamos a segunda fase depois de acabar a primeira volta nos primeiros lugares."
Bruno

"Tendo em conta os objetivos estabelecidos no início da temporada, penso que foi uma época um pouco áquem das expecativas. Queríamos disputar o apuramento campeão, mas infelizmente não o alcançamos! O futsal é mesmo assim, existem épocas boas e outras menos boas. 
Foi um prazer enorme trabalhar com este grupo. Pessoalmente, chego assim ao fim da minha formação nos sub-20, 3 longos anos onde cresci muito e daí só ter a agradecer a este enorme clube!"

Dani Dias 

De referir que o atleta Daniel Dias realizou o seu último jogo de formação frente à equipa do CA Sangemil. Os seus últimos 3 anos de formação foram no Desportivo Jorge Antunes e o clube agradece-lhe toda a dedicação, respeito e suor. Desejamos ao Dani muito sucesso na sua vida desportiva e também pessoal.
À equipa de SUB20 fica também o agradecimento por todo o esforço e dedicação durante toda a época.