BTT DOWNHILL

BTT começou época desportiva

2017-03-06
BTT começou época desportiva

1ª prova em São Brás Arimbo

A equipa de BTT do Desportivo Jorge Antunes arrancou neste fim de semana as provas oficias de 2017. A contar para a 1ª Taça de Portugal Downhill em São Brás Arimbo, a equipa conquistou as seguintes classificações:

Cadete: 9º - Paulo Saldanha
Elite: 47º - Marcelo Augusto, 67º - Pedro Pinto e 74º - Francisco Mateus. Joaquim Pedrosa abandonou.
Master 30: 13º - Manuel Bessa e 33º - Armando Silva
Master 40: 11º - Nuno Almeida
Master 50: 7º - Augusto Pedrosa

Em declarações, Augusto Pedrosa, responsável pela equipa afirmou que foi uma "prova internacional muito competitiva com muitos campeões a nível internacional. A equipa do DJA teve algumas lesões, muitos problemas mecânicos e a nível de classificação acho que nem quero ver".



Recorde ainda a entrevista prévia da equipa à Rádio Vizela com a jornalista Zélia Fernandes:



Equipa participa no Algarve na primeira etapa da Taça de Portugal
A equipa de BTT do Desportivo Jorge Antunes já há alguns meses que está no terreno a preparar a nova época e mais concretamente a primeira prova oficial que ocorre este domingo, no Algarve, em São Brás de Alportel, para a Taça de Portugal.
O líder da seção Augusto Pedrosa esteve no programa “Jogo Limpo”, da Rádio Vizela, juntamente com três dos seus atletas, Manuel Bessa, Fernando Pedrosa e Nuno Almeida.
Depois das vitórias e títulos alcançados nos últimos anos, a secção de BTT do Desportivo Jorge Antunes encara a nova época “com confiança e com muita responsabilidade”, como refere Augusto Pedrosa. Trata-se de uma equipa menos numerosa que a da época passada, com 13 atletas, em que a aposta vai para os escalões de Masters e de Elites. O dirigente lamenta que este ano, não consiga ter equipas fortes de Cadetes e Juniores, isto apesar “de ter sido feita captação para estes escalões”. A explicação para este défice de atletas tem a ver com novas normas federativas, pois a partir desta temporada, os atletas com menos de 19 anos não podem competir no escalão de Promoção, aquele que até agora era livre, praticamente a todos os atletas.
Augusto Pedrosa revela que tem por isso, para esta época, “uma equipa mais velha, mais adulta e responsável”, que está “bastante preparada para começar a nova época”, pois tem treinado nas melhores pistas do norte do país.
Garante que tem um grupo “motivado e otimista, para dar o melhor em todas as provas”.
Março abre em força para as equipas de BTT Downhill, que têm algumas provas importantes, com a presença de atletas de equipas estrangeiras. Há Taça de Portugal e também campeonato nacional e Augusto Pedrosa só espera “que ninguém se lesione e possa participar em todas as provas”. Quanto aos objetivos espera “vencer todas as provas, ao nível regional e nacional”, até porque como refere o Desportivo “é já uma referência na modalidade ao nível nacional”.




Do hóquei em patins para o BTT
Manuel Bessa vai para o terceiro ano com as cores do Desportivo Jorge Antunes. Atleta do escalão de Elites está a contar em fazer “uma boa época”, mas também “continuar a divertir-se” na prática da modalidade. Considera que “não é muito fácil”, pois há que ter “gosto e paixão”, para ter tempo para treinar após o trabalho e despender de algum dinheiro para “os concertos da bicicleta”. Tudo isto é amenizado pela integração num grupo de trabalho, onde a “união e boa disposição”, são uma constante. Apesar de estar na modalidade por gosto, garante que “também trabalha para os títulos”. Já tem no seu currículo o título distrital e nesta nova época gostaria de “estar no pódio de uma prova nacional”.

A estreia absoluta em competição
Há já alguns anos que Fernando Pedrosa dedica os seus tempos livres a andar de bicicleta, sendo que os trilhos de montanha sempre o seduziram. Encontrava por isso, muitas vezes a equipa do Desportivo, em treinos e foi através desse contacto, que foi convidado por Augusto Pedrosa a integrar o plantel de 2017.
Natural de Paços de Ferreira junta o gosto por andar de bicicleta à competição, que lhe é agora proporcionada pelo Desportivo. Está por isso satisfeito “pela confiança dada” e garante que vai aproveitar para “retribuir com bons resultados”. Está ainda satisfeita pela forma “como foi recebido e integrado na equipa”.

Trabalho em equipa é fundamental
Nuno Almeida é outra das novidades, na equipa do Desportivo Jorge Antunes. O atleta teve um bom ano, em 2016, com a presença pela primeira vez no campeonato Nacional e na Taça de Portugal, onde subiu ao pódio. A obtenção do terceiro lugar, no campeonato Regional é outra das boas recordações do ano transato. Este ano, ao serviço da sua nova equipa espera “superar estes resultados”, esperando conseguir esse objetivo, “com o contributo de toda a equipa”. Subir ao pódio no Campeonato Nacional, na prova de Tarouca “pista que conhece bem”, é um dos objetivos para a nova temporada. Nuno Almeida espera ter também sorte, sobretudo que “não haja quedas”, que impossibilitem as participações. Ter confiança é também, “meio caminho andado para as vitórias”, refere o atleta.