INSTITUCIONAIS

Universo Desportivo: Cátia Sousa

2020-02-26
Universo Desportivo: Cátia Sousa

Confere todos os pormenores da entrevista à capitã da equipa Sénior Feminina de Futsal do Desportivo Jorge Antunes:

DJA: Quando decidiste dar os primeiros passos no Futsal?
Cátia Sousa: Desde muito cedo que gosto de jogar "à bola". Engraçado como a minha história se cruzou muito cedo com o DJA. Quando tinha mais ou menos 10 anos (não me lembro bem), já tinha uma vontade muito grande de jogar e o meu pai, que é natural de Vizela, fez questão de me levar a um treino da equipa Lasa, que na altura treinava no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Infelizmente, na altura, o "sonho" ficou por terra, porque ainda era muito nova.
Só mais tarde ingressei no mundo do Futsal, pelo Clube Desportivo São Salvador do Campo.

DJA: Que importância atribuis ao Futsal no teu quotidiano?
Cátia Sousa: "Infelizmente não me posso dedicar única e exclusivamente ao Futsal. No entanto, o Futsal representa uma quota-parte do meu quotidiano. E a verdade é que acabo por me dedicar de uma forma muito ativa em algumas coisas, que acaba por ser bem mais do que treinar às terças e quintas feiras e jogar ao fim de semana. E isso, claro, acaba por fazer com que o Futsal preencha muito da minha vida e esteja sempre presente"

DJA: Fala-nos de uma situação caricata e/ou engraçada que tenhas passado na tua carreira!
Cátia Sousa: Bem, há 16 anos a jogar Futsal, como é natural, existiram varias situações engraçadas, algumas das quais só agora consigo achar piada mas, a mais "engraçada," ocorreu quando fui campeã por um minuto.
No último jogo do campeonato, estávamos obrigadas a ganhar e a equipa que, na altura, estava em primeiro lugar, não podia pontuar. Durante o jogo, fomos sabendo o resultado por pessoas que se encontavam na bancada. Bem perto de acabar o jogo foi-nos dito que essa equipa estava a perder 3-1. Ao acabar o jogo, festejamos porque a última informação que tinha chegado era de que a equipa tinha perdido...mas a festa durou pouco tempo, pois, mesmo a terminar o jogo, a equipa conseguiu empatar ficando assim 3-3 e sendo campeãs...e lá se foi o nosso festejo.

DJA: Tens algum/a praticante da modalidade no/a qual te inspires?
Cátia Sousa: Inês Fernandes, a capitã do SL Benfica.

DJA: Como surgiu a oportunidade de representares o Desportivo Jorge Antunes?
Cátia Sousa: A treinadora Estela Torres já conhecia o meu percurso desportivo e fez-me o convite na época passada, ao qual eu resolvi aceitar!

DJA: A dada altura da temporada passada, fizeste uma pausa para salvar uma vida. Descreve o que sentiste ao longo desse período!
Cátia Sousa: Foi um misto de emoções! Por um lado foi um privilégio enorme poder ajudar alguém, por outro, a minha paragem aconteceu na semana em que tinhamos jogo contra o 2° classificado do campeonato, jogo esse em que era muito importante pontuar.
Nessa semana, e por causa dos tratamentos que antecederam o transplante, não consegui dar o meu contributo à equipa, e claro que o meu rendimento não foi o mesmo durante uns tempos. Mas a verdade é que tudo foi compensatório, senti que estava a cumprir o meu "dever" como cidadã, como ser humano e foi um misto de sentimentos que jamais irei esquecer.
Foi, para mim, também muito importante todo o apoio que senti por parte da minha Equipa, do Clube, de Amigos, de Familiares e todo o carinho que recebi também de muitas outras pessoas durante todo este processo. Foi, sem dúvida, gratificante...e será algo que ficará para sempre na minha memória.

DJA: És a capitã das Seniores Femininas! Como te sentes ao "liderar" o grupo?
Cátia Sousa: Fazer parte deste grupo é um privilégio, ser Capitã do mesmo é uma Honra.
A liderança, por vezes, é uma coisa simples e discreta e é assim que eu tento atuar.

DJA: Qual foi o momento mais marcante da tua carreira?
Cátia Sousa: É complicado e injusto falar apenas num momento, pois existiram vários momentos que me marcaram durante esta "longa carreira." Todas as equipas, clubes e grupos me marcaram de alguma forma. Mas um momento que me marcou de uma forma especial, foi quando recebi o Prémio de Mérito Social, na época passada aqui no DJA. Foi um prémio individual, mas que mostra a importância social que o desporto pode ter.

DJA: Deixa uma mensagem aos adeptos do Desportivo Jorge Antunes!
Cátia Sousa: O DJA é um Clube de uma grande história e palmarés; é certamente um clube que orgulha e envaidece os seus adeptos.
E o que todos os jogadores de qualquer desporto, escalão ou género desejam, é que os adeptos o sejam de uma forma ativa, que participem e que façam parte da história e das vitórias de uma forma presente.
A nível individual, gostaria que os adeptos do DJA conhecessem o projeto que se está a desenvolver no Futsal Feminino, que saibam que se trabalha de uma forma séria e aplicada para que, também nós, possamos escrever mais uma frase nesta tão Grande e Gloriosa História deste Clube.
Apareçam e apoiem, é importante para nós!