FUTSAL

Daniel Cunha: "Quero atitude, respeito e dedicação ao Futsal"

2015-10-16
Daniel Cunha:

Entrevista a Daniel Cunha, técnico do escalão de Infantis.

Daniel Cunha regressa esta época ao Desportivo Jorge Antunes, clube onde já exerceu funções. Esta época, o técnico é responsável pela primeira vez por um escalão de formação, os Infantis, que iniciam o Campeonato Distrital no próximo domingo. Ao seu lado tem o adjunto Hugo Castro, que já esteve no DJA enquanto atleta.

Desportivo Jorge Antunes: Como correu a pré-época? Qual a avaliação que fazes dos jogos realizados?
Daniel Cunha: Correu bem, apesar das datas para o começo do campeonato terem sido antecipadas. Tenho visto uma evolução bastante positiva dos meus atletas de jogo para jogo, e isso demonstra toda a vontade e o espírito de sacrifício deles, o que me deixa bastante tranquilo para o muito trabalho que temos pela frente.

DJA: Como é trabalhar em conjunto com a tua equipa técnica?
DC: Tem sido impecável a todos os níveis e os diretores têm sido incansáveis para que nada nos falte. O Sr. Álvaro já conheço há muitos anos, e por isso já contava com a disponibilidade, sabedoria e experiência na função que desempenha. O Sr. Nélson tem sido espetacular no complemento dessas mesmas funções. Quanto ao treinador adjunto, o Prof. Hugo Castro, só posso dizer que tenho pena de não estar há mais tempo a trabalhar connosco, porque além da experiência que traz como ex-jogador deste clube, é também licenciado em Educação Física tal como eu, e um apaixonado pela modalidade.

DJA: O escalão de Infantis foi campeão distrital no ano passado, mas nesta época foram muitos os jogadores que transitaram para os Iniciados. Sentes que a equipa ficou desfalcada?
DC: Efetivamente começamos a pré-época com oito jogadores e sem qualquer guarda-redes, mas sinceramente não sinto isso, uma vez que não acompanhei a última época e por isso não coloquei qualquer pressão sobre os meus atletas. Quanto à classificação final, tal como eu não criei qualquer expectativa a esse respeito, apenas vou exigir que deixem tudo em campo, tanto nos treinos como nos jogos, ou seja, que dignifiquem a associação.

DJA: Quais são os objetivos definidos para esta época?
DC: Os nossos objetivos passam por pensar jogo a jogo e contribuir para o bom desenvolvimento físico e psicológico dos nossos atletas, tendo em conta a história e os princípios do clube e sem pôr de parte o aproveitamento escolar dos atletas.

DJA: Como avalias o trabalho vindo a desenvolver pelo Departamento de Formação de Futsal do clube?
DC: Agradeço desde já a oportunidade que me deram para voltar a trabalhar aqui, e pela primeira vez na formação. O departamento tem trabalhado muito bem, penso aliás que houve uma evolução muito grande principalmente na organização do mesmo, onde o Ricardo Costa (Coordenador da Formação) tem tido um papel preponderante e facilitador do meu trabalho, e não posso esquecer também a Cátia que sempre que necessito de algum documento ou de qualquer assunto de secretaria, é-me logo facultado.

DJA: Deixa uma mensagem para os teus atletas.
DC: Aos meus atletas peço-lhes que acreditem no trabalho de toda a equipa técnica, e que continuem com a mesma atitude, respeito e dedicação ao futsal, porque só assim chegaremos ao final da época com o sentimento de dever cumprido e com a certeza que serão melhores quer a nível desportivo, quer a nível escolar e mais preparados para o grande futuro que todos têm pela frente.

DJA:Deixa uma mensagem para os sócios e adeptos.
DC: Aos sócios e adeptos, só dizer um muito obrigado pelo apoio demonstrado até agora, e dizer que faremos tudo para honrar esta instituição (que representa muito mais que futsal) com o propósito de formar os nossos jovens.
Pela vitória: TUDO!!! Jorge Antunes: SEMPRE!!!