FUTSAL

Filipe Teixeira: "Trabalhar com esta faixa etária é extremamente gratificante"

2015-10-23
Filipe Teixeira:

Entrevista a Filipe Teixeira, técnico do escalão de Traquinas.

A Liga de Futsal Juvenil de Fafe 2015/2016 tem início marcado para o próximo fim de semana, dias 24 e 25 de outubro. Filipe Teixeira é mais uma vez treinador do escalão de Traquinas, juntamente com o adjunto Vítor Pinto e o treinador de guarda-redes Luís Gomes. Com a participação nesta prova, Filipe Teixeira pretende ajudar na formação destes jovens, e apela à deslocação dos adeptos até Fafe.

Desportivo Jorge Antunes: Como correu a pré-época? Qual a avaliação que fazes dos treinos realizados?
Filipe Teixeira: O facto de os escalões de Benjamins e Traquinas terem começado a época com treinos conjuntos atrasou um pouco a evolução dos atletas, já que tínhamos cerca de 20 por treino e com diferentes níveis de aprendizagem. Porém, de há duas semanas a esta parte, a situação ficou definida, com treinos em dias diferentes para cada escalão. Ainda assim, e com este contratempo, já é notória a evolução de bastantes atletas.

DJA: Como é trabalhar com atletas tão novos?
FT: Trabalhar com esta faixa etária é extremamente gratificante. É fantástico assistir à evolução de atletas que, por vezes, surgem no clube sem sequer saberem correr ou terem à primeira vista o mínimo jeito para o futsal. Outro aspeto motivador é o facto de, para atletas desta idade, raramente existirem motivos para faltar ou desmarcar um treino. O que querem é treinar, e fazem-no quase sempre com uma vontade contagiante.

DJA: Quais são os objetivos para a época (participação na Liga Futsal Juvenil de Fafe)?
FT: Os objetivos passam por proporcionar competição semanal aos jogadores, o que certamente ajudará na sua evolução, assim como incutir a vontade de melhorar para atingir bons resultados. É importante querer competir, mas gostar de ganhar.

DJA: Como classificas o grau de dificuldade do grupo em que ficaram inseridos?
FT: Para ser sincero, não conheço nenhuma das equipas, mas por ideias trocadas com colegas da modalidade, espero algumas formações bem trabalhadas e já com alguma qualidade.

DJA: Deixa uma mensagem para os teus atletas.
FT: Aos atletas só lhes peço que tentem colocar em prática tudo aquilo que vamos trabalhando durante os treinos. Que sejam respeitadores, humildes, e que queiram sempre vencer com mérito.

DJA: Deixa uma mensagem para sócios e adeptos.
FT: Aos sócios e adeptos, só lamento que os jogos sejam sempre em Fafe, já que iriam ter a possibilidade de assistir a jogos emocionantes e momentos de competição engraçados. Ainda assim, tenho a certeza que apoio não vai faltar.
Pela vitória, TUDO!!!
Jorge Antunes, SEMPRE!!!