INSTITUCIONAIS

Presidente entrevistado na Rádio Vizela

2017-05-11
Presidente entrevistado na Rádio Vizela

A jornalista Zélia Fernandes coordenou a reportagem.

Desportivo venceu Taças dos Campeões Europeus há 20 anos
José Antunes recorda tempos áureos do clube que lidera desde a fundação

No passado dia 03 de maio, passaram 20 anos sobre conquista da Taça dos Campeões Europeus de Clubes de Futebol de Salão, ou Futsal como atualmente se denomina. A propósito da efeméride, José Antunes, presidente do Desportivo esteve no programa “Jogo Limpo”, da Rádio Vizela, para recordar o que chama de “período de ouro”, do seu clube.
Há mais de duas décadas atrás o Desportivo Jorge Antunes, então denominado Grupo Desportivo LASA vivia os momentos altos da sua história. A conquista da Taça dos Campeões Europeus é o ponto mais alto, a que se juntam, outro de vice-campeão europeu, títulos da 1ª Divisão Nacional, o título de campeão Ibérico, Taças e Super Taças de Portugal e o Troféu Confederação Desporto de Portugal, entre muitos outros.
Para o presidente José Antunes o título de campeão europeu foi “um momento especial, o mais especial”, desde que é presidenta da coletividade que em 2019 completa 40 anos de existência. Recorda a semana, que o grupo passou em conjunto e o jogo que deu o título, “com um pavilhão a abarrotar”. Era a época de ouro do Desportivo, que “era reconhecido por toda a gente”, num tempo em que “mandava totalmente no futsal ao nível nacional e internacional”. José Antunes recorda uma “equipa de sonho”, que integrava: “Marcos, os irmãos Leite, Graça, Pedro Marques, Tozé, Felismino, entre outros, era uma equipa recheada de valores”, assegura o presidente.
Estes anos de ouro tiveram contudo o reverso da medalha, José Antunes recorda que se “gastava num mês, o que agora se gasta num ano”, em termos de orçamento. Na altura havia o apoio da Camara Municipal de Guimarães “quem me dera receber agora essa verba”, salienta, mas com a criação do concelho de Vizela, José Antunes garante que houve uma quebra, nos subsídios, por parte de uma autarquia “que não apoiava as modalidades de pavilhão, mas apenas o clube de futebol da terra”. Este foi o primeiro passo para a mudança no clube e para a extinção da equipa Sénior de Futsal. “Foi a falta de reconhecimento e de apoio, por parte de pessoas que nada queriam com o desportivo”, que levou a este desfecho. José Antunes garante ainda que não podia continuar daquela forma, pois as despesas “eram incomportáveis”.
Ainda assim, o passado glorioso do Desportivo é “uma história que não se apaga”, e que deixou “amigos, contactos e o nome do clube reconhecido por todos”.

A aposta na formação
Após ter extinguido a equipa de Seniores, a aposta do Desportivo passou a centrar-se na formação e nas modalidades, nos dias de hoje são praticadas sete modalidades no clube.
A equipa de Sub-20 anos, a disputar o Nacional é aquela que mais longe leva o nome do clube, ao nível nacional, mas deixa pena ao presidente, o facto dos jogadores terminarem este escalão e não puderem continuar em Vizela. Muito se tem falado sobre a criação de uma equipa de Seniores, para disputar o Campeonato Distrital, mas José Antunes, garante que “ainda não será na próxima época”. Contudo, diz que faz parte dos seus objetivos, a criação desta equipa, que terá nas suas fileiras apenas “jogadores oriundos da formação”.
José Antunes é ainda um homem feliz com as modalidades, que levam longe o nome da coletividade e vão engrandecendo o palmarés e o número de trofeus na sede do clube. Afirma-se “aberto e disposto a receber, trabalhar e apoiar” todos aqueles que quiserem associar-se ao desportivo, para a prática de qualquer modalidade.



http://radiovizela.pt/noticia-desportivo-venceu-tacas-dos-campeoes-europeus-ha-20-anos-