FUTSAL

Filipe Teixeira: "Os nossos adeptos não deixam que nos intimidem"

2015-05-14
Filipe Teixeira:

Entrevista a Filipe Teixeira, técnico dos recentes campeões Infantis.

Apesar do Campeonato Distrital ainda não ter terminado, os Infantis do Desportivo Jorge Antunes sagraram-se já campeões e continuam, até ao momento, invictos na prova. Filipe Teixeira, treinador principal do escalão, faz o primeiro balanço da época, parabenizando atletas, equipa técnica e respectivos familiares pelo feito conquistado. Agora, o importante é continuar só com vitórias e conseguir o título de defesa menos batida e de melhor ataque.

Desportivo Jorge Antunes: Quais foram os objetivos definidos no início da época?
Filipe Teixeira: O primeiro, e mais importante, era dar continuidade à evolução dos atletas. O segundo era o de tentar obter uma classificação melhor que a da época anterior (4º classificado). Contudo, os resultados alcançados nas primeiras jornadas e o acompanhamento de alguns jogos dos nossos adversários, levaram a que alimentássemos a esperança de sermos campeões.

DJA: Tens, portanto, a sensação de dever cumprido?
FT: 
Sem dúvida. O segundo objetivo foi alcançado, ainda que relativamente ao primeiro alguns atletas, nomeadamente os de 1º ano, não tenham tido a evolução que desejávamos.

DJA: Neste momento, a equipa ainda está a disputar o campeonato, apesar de já o ter vencido. Continuar só com vitórias é o objetivo que resta?
FT:
Sim, tentar terminar só com vitórias seria óptimo, assim como ser a equipa menos batida e a mais concretizadora.

DJA: Qual é o balanço que fazes da época até este momento?
FT: Positivo. Temos uma equipa técnica que dá o melhor que sabe e pode pelos atletas. Temos o Sérgio como diretor de escalão e o Ricardo Cereja como diretor geral, sempre atentos e disponíveis para que nada falte ao grupo. Temos ainda um conjunto de atletas motivados e empenhados em evoluir e temos adeptos que nos acompanham e sofrem por nós para todo lado que a equipa vá.

DJA: Como é trabalhar em conjunto com a tua equipa técnica?
FT: Fácil. Somos uma equipa técnica que trabalha junta há já três anos. Temos um entendimento perfeito e, como já referi, que dá o melhor que sabe e pode, e sempre dispostos para aprender. O Vitinha é um adjunto bastante útil com uma relação fantástica com os atletas e, se necessário, capaz de assumir o comando do grupo sozinho. O Luís, treinador de guarda-redes, apesar de ter começado nesta função com 16 anos, é neste momento um elemento importantíssimo, devendo-se única e exclusivamente a ele toda a evolução feita e bem pelos guarda-redes. Aproveito também para dar uma palavra de agradecimento aos coordenadores com quem trabalhei e me ajudaram, o Toni Cunha e o Adriano Ribeiro, e especialmente ao Toni Martins, treinador do escalão de Sub-20 do nosso clube, que sempre que preciso está presente e que esta época me ajudou bastante.

DJA: Para ti, quais são as principais características que um treinador da formação deve ter?
FT: Vocação para trabalhar com atletas desta idade, conhecimento dos aspectos a desenvolver nestes escalões, não colocar os títulos acima da formação e tentar que os atletas se mantenham humildes.

DJA: Como vês o futuro desta equipa de Infantis?
FT: Bastante diferente, com muito mais dificuldades. Tanto os atletas que ficam como os que irão chegar dos Benjamins, dificilmente atingirão o nível deste ano. Mas vamos ser positivos e acreditar na evolução dos jogadores, assim como no trabalho da equipa técnica que com eles irá trabalhar.

DJA: E dos que vão subir para Iniciados?
FT: Lutarão pelos primeiros lugares de certeza.

DJA: E, já agora, como vês o teu futuro no clube?
FT: Se me derem a oportunidade, continuarei nas mesmas funções.

DJA: Qual a mensagem que queres deixar aos teus jogadores?
FT: Que sejam humildes sem recear ninguém e que trabalhem para serem cada vez melhores.

DJA: E aos adeptos do DJA?
FT: Que estejam sempre ao lado do clube.

DJA:Sei que este é um dos escalões que tem tido mais acompanhamento por parte dos familiares dos jogadores. Tens alguma mensagem para eles?
FT: Agradecer-lhes o apoio e dizer-lhes que são um grupo fantástico e que não tenham a menor dúvida que o título alcançado também é deles. Temos certos jogos, especialmente fora, em que o ambiente por vezes poderia intimidar um pouco os atletas, mas com o apoio que sempre nos dão, tal não acontece. OBRIGADO a quem nos apoia!!!! Termino, deixando um agradecimento a todos aqueles que contribuem para a existência deste clube, especialmente ao Presidente.

#DJA #DESPORTIVOJORGEANTUNES #INFANTIS #CAMPEÕES #FUTSAL #DESPORTO #AFBRAGA