FUTSAL

"Estamos a trabalhar no duro para chegar aos play-off"

2016-02-12

Entrevista a André Martins, treinador da equipa Sub-20.

Amanhã, dia 13 de fevereiro, dá-se o pontapé de saída na Fase de Apuramento do Campeão do Campeonato Nacional de Futsal em Sub-20. O Desportivo Jorge Antunes, que está apurado para esta 2ª fase desde dezembro, começa a competição em casa frente ao CF Os Belenenses. A competição conta ainda com a participação de Sporting e Benfica, os favoritos à conquista do título, e ainda Caxinas, Contacto FC, Boavista e os Leões de Porto Salvo. André Martins, treinador do Desportivo Jorge Antunes, faz o balanço à 1ª fase e aponta os objetivos para o que se segue.

Desportivo Jorge Antunes: Qual o balanço que fazes da 1ª fase do Campeonato?
André Martins: Faço um balanço positivo da 1ª fase. Entramos bem no campeonato, com excelentes resultados, dando continuidade ao bom trabalho efetuado na pré-temporada. Em dezembro, garantimos o apuramento para a 2ª fase, a quatro jogos do fim, pelo que nos permitiu adotar uma estratégia: usar o mês de janeiro como preparação para a 2ª fase e, como tal, os resultados caíram da forma que já esperávamos por causa dessa tomada de posição.

DJA: Quais os objetivos para a 2ª fase?
AM: O objetivo da época está cumprido, pois o que assumimos perante a direção foi a manutenção. Nesta 2ª fase gostaríamos de tentar ir aos play-off, ou seja, ficar num dos quatro primeiro lugares que dão acesso. Sabemos de antemão das dificuldades que teremos pela frente, mas estamos a trabalhar no duro para que isso seja possível.

DJA: Como avalias o trabalho que tem vindo a ser feito pela tua equipa técnica, diretiva e médica?
AM: Penso que o nosso trabalho enquanto equipa técnica deve ser analisado pelos outros e não por mim. Quanto aos elementos que compõem a equipa técnica, Filipe Sousa e Nuno Ferreira, só posso dizer bem, mais-valias claras, sempre prontos a ajudar. Ajudaram-me imenso principalmente na integração e, sem eles, o sucesso rápido que alcançamos não seria possível.
Os diretores, Zé Augusto, Daniel e Sr. Abreu, são do melhor que já encontrei até agora. Não deixam que falte nada, tentam estar o máximo presente – nisso destaco o Zé Augusto, por estar 99,99% das vezes lá. Posso classificá-los como o melhor staff diretivo que tive até hoje, além de que são pessoas com conhecimento da modalidade, e a sua vasta experiência faz com que os seus conselhos sejam muito úteis. O nosso Presidente está também sempre disponível para ouvir os nossos pedidos, e isso é uma mais-valia para o DJA.
O staff médico, sempre incansável para que os jogadores tenham tudo o que necessitam. Quer o Pedro quer o Sr. Salgado são elementos válidos, com bastante conhecimento, que fazem com que os atletas, quando se lesionam, regressem rápido à normalidade.

DJA: E pelos jogadores?
AM: O trabalho dos jogadores é notável; nota-se na minha opinião a sua evolução ao longo da época. Temos um excelente ambiente familiar, que nos permite que exista muita união nos jogos, e que puxem todos para o mesmo lado. São atletas que tentam sempre aprender mais e evoluir todos os dias. Não são muitos os treinadores que disso se podem gabar, nota positiva sem dúvida.

DJA: Que equipas consideras q sejam as melhores desta fase?
AM: Claramente o Sporting (atual campeão nacional) e Benfica. Têm alguns atletas remunerados, e que são autênticos profissionais, e que trabalham com equipas seniores. Por isso, estão bastante à frente das outras equipas, porém não significa que sejam imbatíveis, uma vez que ainda o ano passado o DJA foi vencer à Luz por 2-1.
As restantes seis equipas irão lutar pelas duas vagas em falta, algo que será muito interessante de acompanhar.

DJA: Deixa uma mensagem para sócios e adeptos.
AM: O apoio dos nossos sócios e adeptos que se fez sentir na 1ª fase foi fundamental para alcançar resultados positivos em determinados jogos, dado serem incansáveis a nos apoiarem mesmo nos maus momentos. Precisamos desse apoio na 2ª fase para vos darmos mais alegrias. O vosso apoio é fundamental. Pela vitória, tudo! Jorge Antunes, sempre!